Ao longo da última década a cidade de Braga tem expandido a abrangência geográfica das suas práticas culturais e artísticas, estabelecendo relações com parceiros europeus e internacionais. A Capital Europeia da Juventude 2012, o título de Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts e a Braga’27, projeto de candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, são exemplos primordiais dessa dinâmica.
A exposição “Europe and Beyond” consiste em quatro obras nos domínios da media art, artes visuais e design provenientes de cidades parceiras, como Kaunas Capital Europeia da Cultura 2022 (Lituânia), Clérmont-Ferrand Candidata a Capital Europeia da Cultura 2028, Enghien Les Bains (França) e Gwangju (Coreia do Sul), Cidades Criativas da UNESCO em Media Arts, e Fortaleza (Brasil), Cidade Criativa da UNESCO na área do design.
As obras estarão expostas no Theatro Circo e no gnration durante a Noite Branca, nos dias 2, 3 e 4 de setembro, e são de entrada gratuita.
As instalações BLUR 2.0 de Jorge Ramos, Anna Kim e Julien Gaillac (Portugal, França e Coreia do Sul) e Forest Tectonics de Aistė Ambrazevičiūtė (Lituânia), com co-curadoria de Kaunas Capital Europeia da Cultura 2022, estarão ambas expostas na galeria INL do gnration.
O Salão Nobre do Theatro Circo irá acolher as outras duas obras que compõem esta exposição: #IssoNãoÉPixação de Vitor Grilo (Brasil), com Co-curadoria da Cidade Criativa da UNESCO de Fortaleza, e Root de Anne-Sophie Emard, com co-curadoria: Clermont Ferrand Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura 2028.