A European Youth Engagement Network (EYE-Net) é um projeto cofinanciado pelo programa da União Europeia “Europe for Citizens Programme” e focado no trabalho criativo de jovens de vários países. Duas Capitais Europeias da Cultura – Novi Sad 2022 e Kaunas 2022 incluíram este projeto nos seus programas.
Em Novi Sad, o festival EYE-Net 2.0 está integrado no programa “Escolas do Futuro”, que faz parte da programação desta Capital Europeia da Cultura 2022. O festival tem, no entanto, um carácter itinerante, integrando várias entidades de diferentes países e circulando ao longo de dezasseis meses por diferentes cidades europeias: Novi Sad (Sérvia), Praga (República Checa), Sansepolcro (Itália), Maribor e Ptuj (Eslovênia), Atenas (Grécia), Toulouse e Clermont-Ferrand (França), Berlim (Alemanha) e Kaunas (Lituânia).
Novi Sad acolheu este evento entre os dias 5 e 8 de abril, em diferentes escolas e espaços culturais da cidade, sempre com entrada gratuita. Ao transformar escolas em cenários artísticos e instituições culturais em centros de educação, o projeto EYE-net envolveu jovens que, trabalhando com artistas experientes como mentores, criaram as suas próprias peças de teatro. Os temas abordados nos espetáculos são contemporâneos e com uma forte dimensão europeia: euroceticismo, solidariedade, fake news, ecologia, antifascismo, economia, entre outros. Os participantes de cada país tiveram oportunidade de escolher o tema que desejavam abordar e de apresentar as suas criações em dois momentos e contextos diferentes: numa escola e num espaço cultural.
O grupo de jovens da República Checa apresentou a peça “A Última Batalha de Marechal Konev”, o grupo francês a peça “Mudar antes da destruição”, o grupo alemão a peça “Porquê?”, o grupo grego: “Terra não escrita”, o grupo italiano: “Gostas de Molho de Tomate?”, o grupo da Lituânia: “O Barulho do Silêncio”, o grupo da Eslovênia:“Quanto mais Falso Melhor”, e o grupo da Sérvia apresentou a peça: “Legado”. Após cada uma das apresentações teve lugar um debate interativo com o público jovem.
Para a nossa equipa, esta viagem teve como objetivos centrais o fortalecimento de pontes e promoção de diálogo com uma CEC atual, que é parceira da candidatura de Braga, constituindo também uma importante oportunidade de aprendizagem e inspiração para este caminho que estamos a percorrer.
“O EYE-Net 2.0 permitiu-me perceber, na prática, o impacto que um título desta envergadura pode ter numa cidade ou região, e em toda a Europa. Se apenas num projeto foi possível envolver 8 países, imaginemos o potencial da implementação de todo um programa artístico. Não ganha apenas o território que alcança o título, mas todos aqueles que têm a oportunidade de cruzar esse caminho. Esta é a verdadeira vantagem do carácter Europeu da iniciativa de Melina Mercouri: todos ganhamos.” – Cláudia Cibrão, Assessoria e Produção Braga’27.
Para além de Novi Sad, há mais duas cidades que são Capital Europeia da Cultura este ano: Kaunas (Lituânia) e Esch-sur-Alzette (Luxemburgo).
Este título é atribuído anualmente pela Comissão Europeia a duas cidades da Europa de dois países diferentes. De três em três anos, o título é também atribuído a uma terceira cidade europeia que não faz parte da UE, que é o caso de Novi Sad.