Notice: is_feed was called incorrectly. Conditional query tags do not work before the query is run. Before then, they always return false. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 3.1.0.) in /home/xi3ez5sz/braga27.pt/wp-includes/functions.php on line 5775
Braga’27 foi a Novi Sad 2022 assistir ao EYE-Net 2.0 - Braga‘27
  • Publicado a Abril 21, 2022
  • Partilhar
  • Publicado a Abril 21, 2022
  • Partilhar

A European Youth Engagement Network (EYE-Net) é um projeto cofinanciado pelo programa da União Europeia “Europe for Citizens Programme” e focado no trabalho criativo de jovens de vários países. Duas Capitais Europeias da Cultura – Novi Sad 2022 e Kaunas 2022 incluíram este projeto nos seus programas.

Em Novi Sad, o festival EYE-Net 2.0 está integrado no programa “Escolas do Futuro”, que faz parte da programação desta Capital Europeia da Cultura 2022. O festival tem, no entanto, um carácter itinerante, integrando várias entidades de diferentes países e circulando ao longo de dezasseis meses por diferentes cidades europeias: Novi Sad (Sérvia), Praga (República Checa), Sansepolcro (Itália), Maribor e Ptuj (Eslovênia), Atenas (Grécia), Toulouse e Clermont-Ferrand (França), Berlim (Alemanha) e Kaunas (Lituânia).

Novi Sad acolheu este evento entre os dias 5 e 8 de abril, em diferentes escolas e espaços culturais da cidade, sempre com entrada gratuita. Ao transformar escolas em cenários artísticos e instituições culturais em centros de educação, o projeto EYE-net envolveu jovens que, trabalhando com artistas experientes como mentores, criaram as suas próprias peças de teatro. Os temas abordados nos espetáculos são contemporâneos e com uma forte dimensão europeia: euroceticismo, solidariedade, fake news, ecologia, antifascismo, economia, entre outros. Os participantes de cada país tiveram oportunidade de escolher o tema que desejavam abordar e de apresentar as suas criações em dois momentos e contextos diferentes: numa escola e num espaço cultural.

O grupo de jovens da República Checa apresentou a peça “A Última Batalha de Marechal Konev”, o grupo francês a peça “Mudar antes da destruição”, o grupo alemão a peça “Porquê?”, o grupo grego: “Terra não escrita”, o grupo italiano: “Gostas de Molho de Tomate?”, o grupo da Lituânia: “O Barulho do Silêncio”, o grupo da Eslovênia:Quanto mais Falso Melhor”, e o grupo da Sérvia apresentou a peça: “Legado”. Após cada uma das apresentações teve lugar um debate interativo com o público jovem.

Para a nossa equipa, esta viagem teve como objetivos centrais o fortalecimento de pontes e promoção de diálogo com uma CEC atual, que é parceira da candidatura de Braga, constituindo também uma importante oportunidade de aprendizagem e inspiração para este caminho que estamos a percorrer.

“O EYE-Net 2.0 permitiu-me perceber, na prática, o impacto que um título desta envergadura pode ter numa cidade ou região, e em toda a Europa. Se apenas num projeto foi possível envolver 8 países, imaginemos o potencial da implementação de todo um programa artístico. Não ganha apenas o território que alcança o título, mas todos aqueles que têm a oportunidade de cruzar esse caminho. Esta é a verdadeira vantagem do carácter Europeu da iniciativa de Melina Mercouri: todos ganhamos.” – Cláudia Cibrão, Assessoria e Produção Braga’27.

Para além de Novi Sad, há mais duas cidades que são Capital Europeia da Cultura este ano: Kaunas (Lituânia) e Esch-sur-Alzette (Luxemburgo).

Este título é atribuído anualmente pela Comissão Europeia a duas cidades da Europa de dois países diferentes. De três em três anos, o título é também atribuído a uma terceira cidade europeia que não faz parte da UE, que é o caso de Novi Sad.

  • Publicado a 21 de Abril, 2022
  • Partilhar