• Publicado a Setembro 28, 2022
  • Partilhar
  • Publicado a Setembro 28, 2022
  • Partilhar

Os membros da CCJD foram recebidos por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Na ocasião, o Edil afirmou que a cultura é uma aposta deste executivo enquanto vector central de desenvolvimento da cidade, destacando o enriquecimento proporcionado pelo processo de candidatura a CEC, independentemente do resultado final.

“A cultura é um factor de transformação dos territórios, tornando-os mais competitivos. Investimos 4% do orçamento nesta área em 2017, subimos para 8% em 2022 e temos a expectativa de chegar a 10% em 2028. Houve ainda um forte crescimento do apoio directo aos agentes culturais – de 600 mil euros em 2017 para cerca de 1,5 milhões de euros -, valor que se manteve e foi inclusivamente reforçado com linhas de apoio específicas durante a pandemia”, disse.

Como sublinhou o autarca, esta aposta na cultura também é visível nos novos desafios da cidade, que em 2017 Braga foi designada Cidade Criativa da UNESCO na área das Media Arts e tem vindo a desenvolver um programa específico neste sector. Como resultado, é já possível verificar o crescimento dos públicos que, nos principais espaços culturais, cresceram cerca de 40% nos últimos anos.

“A necessidade de concertar esforços e estratégias levou à decisão simultânea de candidatar Braga a Capital Europeia da Cultura e começar por definir uma estratégia de desenvolvimento a longo prazo, fruto de um processo longo e plural de auscultação dos agentes locais e envolvimento Esta estratégia, denominada de Braga Cultura 2030, foi aprovada em 2020 e antevê uma cidade culturalmente vibrante, e atractiva onde a cultura está no centro do seu desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida”, salientou

Após a recepção nos Paços do Concelho, os membros do CCJD visitaram o edifício gnration, onde conheceram o modelo de gestão deste equipamento cultural e reuniram com as equipas da Braga Media Arts – Cidade Criativa da UNESCO e da candidatura Braga’27 – tendo sido informados sobre o processo de construção e ponto de situação da candidatura. Por fim, a visita terminou no Theatro Circo onde se realizou um encontro com agentes culturais da cidade.

  • Publicado a 28 de Setembro, 2022
  • Partilhar