• Publicado a Janeiro 26, 2022
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Podes fazer download do relatório final completo do estudo aqui, e do seu sumário executivo, que inclui as principais premissas e conclusões, aqui.

Este estudo foi encomendado pelos promotores da candidatura – Município de Braga e empresa municipal Teatro Circo de Braga EM S.A. –, ao Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura (POLObs) do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, no âmbito da Estratégia Cultural de Braga 2020-2030 e do processo de candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura.

Os objetivos centrais deste estudo foram dois: traçar o perfil dos públicos dos equipamentos e eventos culturais de referência no concelho e identificar potenciais novos públicos no território.

A realização do mesmo permitiu também efetuar a análise da comunicação estratégica do município e dos equipamentos culturais visados, identificando alguns dos seus impactos para o diálogo, o envolvimento, a fidelização, a captação e a formação de públicos. Através dele foi possível ainda quantificar a satisfação dos públicos com a oferta cultural atual na cidade.

Este estudo integrou, portanto, três dimensões: uma primeira dimensão de análise que visou uma aproximação ao contexto cultural da região nas suas mais variadas dimensões, com especial incidência ao Município de Braga, tendo em consideração o trabalho desenvolvido no âmbito da Braga 2020-2030; uma segunda dimensão com foco nas estratégias para o diálogo, o envolvimento, a fidelização, a captação e a formação de públicos para a cultura; e uma terceira grande dimensão que se centrou nos públicos atuais e potenciais da cultura de Braga.

Os inquéritos por questionário foram os principais instrumentos de recolha de dados nesta terceira dimensão, por isso agradecemos a todas as pessoas que dedicaram o seu tempo ao preenchimento dos mesmos.

  • Publicado a 26 de Janeiro, 2022
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