Notice: is_feed was called incorrectly. Conditional query tags do not work before the query is run. Before then, they always return false. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 3.1.0.) in /home/xi3ez5sz/braga27.pt/wp-includes/functions.php on line 5775
Braga é uma das quatro cidades que passaram à seleção final do título de Capital Europeia da Cultura 2027 - Braga‘27
  • Publicado a Março 12, 2022
  • Partilhar
  • Publicado a Março 12, 2022
  • Partilhar

A Comissão Europeia estipulou que, em 2027, uma cidade em Portugal e outra na Letónia serão Capital Europeia da Cultura. Foram 12 as cidades portuguesas que em novembro do ano passado submeteram o seu Dossier de Candidatura: Braga, Aveiro, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Vila Real.

Com o tema “Tempo de Contemplação, o dossier de candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027 reclama a urgência de ter tempo para pensar, contemplar o que nos rodeia, para respirar fundo e só depois passar à ação, agindo em sintonia com a arte, com a comunidade, com a natureza, e com a Europa.

Agora que passámos a fase de pré-seleção, é tempo de seguir o nosso conceito e refletirmos juntos sobre o que pode ser melhorado nesta proposta. Queremos desde já lançar o apelo à comunidade para continuar a contribuir para este processo, que queremos que se mantenha tão ou mais participado.” – Cláudia Leite, coordenadora geral da Braga’27.

A decisão das cidades que passaram à seleção final coube a um painel de 12 jurados e foi fundamentada na análise dos Dossiers de Candidatura e nas audiências com as delegações de cada cidade, que tiveram lugar entre os dias 8 e 10 de março de 2022, no CCB.

A delegação de Braga foi constituída por pessoas relacionadas com diferentes fases do processo de candidatura da cidade e de diferentes áreas de conhecimento. Para além do Presidente da Câmara Municipal de Braga, fizeram parte da delegação elementos da equipa técnica de desenvolvimento do Dossier de Candidatura, artistas e personalidades ligadas a entidades culturais, académicas e turísticas da cidade.

Do painel de jurados fazem parte os seguintes especialistas: Suvi Innilä, Else Christensen-Redzepovic e Jorge Cerveira Pinto (nomeados pelo Parlamento Europeu), Marilyn Gaughan Reddan, Goda Giedraityte e Rossella Tarantino (nomeadas pelo Conselho Europeu), Jelle Burggraaff, Beatriz Garcia e Hrvoje Laurenta (nomeados pela Comissão Europeia), Anne Karjalainen (nomeada pelo Comité das Regiões), João Seixas e Suzana Faro (nomeados pelo Ministério da Cultura português).

Braga e as outras cidades selecionadas terão agora a oportunidade de continuar a trabalhar no seu processo de candidatura e de preparar um segundo dossier com base nas recomendações do júri. Após a entrega do dossier final, terá lugar uma nova audição com o júri internacional e, antes da audição, a visita de representantes do júri às cidades selecionadas.

Entre o final de 2022 e o início de 2023 será conhecido o nome da cidade portuguesa que irá receber o título de Capital Europeia da Cultura em 2027.

 

Membros que constituíram a delegação de Braga:

– Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga

– Cláudia Leite, Coordenadora Geral Braga’27

– Joana Fernandes, Coordenadora Executiva Braga’27

– Carolina Lapa, Comunicação Braga’27

– Ana Bragança, Consultora programa de mediação Braga’27

– Luís Fernandes, Diretor Artístico do gnration e da Braga Media Arts (Cidade Criativa da UNESCO)

– André Marcos, Membro do Conselho Consultivo Local

– Rita Sampaio, Artista de Música

– Chisoka Simões, Guia Turístico

– Pedro Morgado, Psiquiatra e Vice-Presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho

– Cláudia Cibrão, Assessora e produtora Braga’27

 

Especialistas que constituem o painel internacional de jurados:

– Beatriz Garcia – Espanha

– Hrvoje Laurenta – Croácia

– Jelle Burggraaff – Holanda

– Goda Giedraityte – Lituánia

– Marilyn Gaughan Reddan – Irlanda

– Rossella Tarantino – Itália

– Else Christensen-Redžepović – Dinamarca

– Jorge Cerveira Pinto – Portugal

– Suvi Innil - Finlândia

– Anne Karjalainen – Finlândia

– João Seixas – Portugal

– Suzana Faro – Portugal

  • Publicado a 12 de Março, 2022
  • Partilhar