• Publicado a Novembro 10, 2021
  • Partilhar
  • Publicado a Novembro 10, 2021
  • Partilhar

Este espetáculo performativo resulta de várias sessões de auscultação que a Braga’27 tem desenvolvido com o objetivo de escutar e dar voz a várias comunidades, incluindo aquelas que normalmente não têm espaço para o fazer, como comunidades estrangeiras ou comunidades em risco de exclusão, que habitam a cidade de Braga, e que a constroem e reconfiguram diariamente. Trata-se de um projeto de aproximação, de reflexão e provocação feito por pessoas que respiram e constroem o mesmo ar.

Os processos de auscultação são uma componente essencial do dossier de candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura, que pretende colocar a população bracarense no centro da ação cultural, do pensamento e do planeamento de política. Ao criar um projeto de auscultação especialmente dirigido a etnias, imigrantes, famílias e jovens em bairros sociais, foi possível dar a estas comunidades voz e um papel ativo no processo de debate e procura de soluções para a cidade.

Para este projeto, a Braga’27 contou com Artur Carvalho, Nuno Preto e Rita Soeiro na coordenação artística e dimensão performativa, Marta Moreira na oficina de escrita criativa e Miguel Januário na oficina de plástica. Os mediadores municipais e interculturais também tiveram um importante papel na criação de pontes entre as diferentes comunidades que foram escutadas e que dão corpo a este espetáculo. Para além do trabalho de mediação, foram abertas duas convocatórias para inscrições no espetáculo performativo e na oficina de plástica.

O espetáculo Com[posição] do Ar tem entrada gratuita e os bilhetes podem ser solicitados na bilheteira do Theatro Circo.

Sabe mais sobre este projeto aqui!

  • Publicado a 10 de Novembro, 2021
  • Partilhar